terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cursos de graduação à distância dobram no país.

 
Muitos alunos de graduação, hoje, não precisam sair de suas casas para ter aulas. Estar conectado a Internet, um login e uma senha  são os requisitos básicos para a entrada em uma sala de aula “virtual”. O número de matriculados em cursos superiores a distância cresceu 106% entre 2007 e 2008, segundo o MEC (Ministério da Educação).
 
No ano passado, 109 instituições de ensino públicas e privadas receberam 761.099 matrículas nessa modalidade de EAD (educação a distância).
Mesmo assim, a oferta de vagas é maior que a procura: em todo o país há mais de 1,5 milhão de vagas de curso superior a distância, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, as instituições estão incorporando a modalidade de ensino a distância. O resultado disso, afirma, é que a quantidade de alunos dobrou de 2007 para 2008 e tende a continuar a crescer.
Entretanto, há questionamento sobre a qualidade dos cursos. Muitos especialistas apontam para a recepção dúbia que os profissionais formados por estes cursos têm no mercado de trabalho. É necessário ressaltar que o receio na qualidade dos cursos provém do fato de muitos não estarem de acordo com as exigências feita pelo MEC.
Segundo o MEC, é necessário, pela legislação, que no mínimo 20% do total de horas-aula dos cursos credenciados seja presencial.
No entanto, no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que afere o rendimento dos alunos de graduação) divulgado em 2007, os alunos de ensino a distância saíram-se melhor do que os de cursos presenciais em 9 das 13 áreas que compartilham, em cursos como ciências sociais, pedagogia e turismo.

Um comentário:

  1. O curso de Licenciatura em Pedagogia tem por objetivo formar profissionais (professores) para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo a oportunidade da leitura crítica da realidade educacional em suas múltiplas linguagens e a contextualização histórica e social, contribuindo para a compreensão das exigências educacionais, situando o futuro professor como sujeito integrante e integrado da/na sociedade.

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